terça-feira, 8 de maio de 2012

Mães profissionais




Mães profissionais” são as mais estressadas e vítimas da hipertensão

Com o acúmulo de diversas atividades, as mulheres que desempenham o papel de mães e de profissionais tendem a desenvolver doenças oriundas do ritmo de vida estressante, do sedentarismo e da rotina descontrolada com a alimentação. Entre elas, a mais perigosa é também a mais silenciosa: a hipertensão. Mais conhecida como pressão alta, a doença vitimiza várias mulheres em todo o mundo e se instala sem alardes, mas causando danos significativos e, em alguns casos, até a morte.
    
De acordo com o Vigitel 2011, levantamento  sobre Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, a hipertensão arterial atinge 22,7% da população adulta brasileira. O diagnóstico em mulheres (25,4%) é mais comum do que entre os homens (19,5%).
 
Além do alto nível de estresse, o excesso de peso é também um dos principais fatores causadores de pressão alta, elevando em até seis vezes o risco de manifestar a doença. Por isso, quem já é hipertenso, precisa controlar a dieta, principalmente em relação ao sal, gorduras, potássio e álcool. Quem não é hipertenso, também precisa tomar cuidados para evitar a doença.
    
Cuidados diários
 
Para reveter ou prevenir a hipertensão, é  necessário manter um estilo de vida saudável, evitar o tabagismo e praticar exercícios físicos regularmente, além de optar por uma refeição mais equilibrada, como alerta a nutricionista do Hapvida Saúde, Benilma Elane Mendes. “O ideal é substituir o sal por temperos como alho, cebola, noz moscada, orégano, manjericão, alecrim e gengibre”, ensina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário