segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ROTINA É FUNDAMENTAL PARA AS CRIANÇAS


Rotina é fundamental para as crianças

 A cada dia, as crianças estão com a rotina mais parecida com a de um adulto, pois são inúmeros cursos e compromissos extra-curriculares. Com isso, os pais investem demais no intelecto da criança e acabam deixando de lado o bem-estar físico e mental dos pequenos. Alia-se a isso a rotina atribulada dos pais, que não possuem tempo para acompanhar de perto o dia a dia dos filhos.
 
De acordo com a psicóloga infantil do Hapvida, Rochele Moreira, independente da atividade desenvolvida pela criança, ela precisa de uma rotina pré-determinada e sempre acompanhada de perto pelos pais. “É essencial, para a organização mental e emocional da criança, que ela saiba que no dia seguinte vai fazer tudo de novo, sem surpresas ou incertezas”.
 
Conforme Rochele, a criança precisa de proteção, carinho, amor e segurança. “Aqueles de quem ela espera que faça tudo isso, ou seja, os pais, ou os que representam esse papel, precisam estar presentes para assegurar que esses fatores estejam sempre na vida delas”, esclarece.           
 
A especialista alertou ainda que os pais não podem “compensar” a falta de tempo liberando o computador, vídeo game e televisão por tempo indeterminado. “Os pais devem ponderar e determinar apenas uma quantidade de tempo por dia, ou apenas no fim de semana, a fim de não atrapalhar a rotina da criança”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário